Modelagem em Times Ágeis é possível e essencial para uma boa comunicação, inspeção, adaptação e construção do produto certo.
Um time ágil é, por princípio, multidisciplinar e deve possuir todas as habilidades necessárias para transformar um conjunto de necessidades em software funcionando.
Neste contexto sempre que surge um problema complexo, bem como em ambientes/empresas onde a definição de “pronto” deve conter evidências que vão além da codificação, é fundamental que o time alie algumas atividades de disciplinas consagradas da Engenharia de Software, tais como Requisitos, Análise e Design (entre outras), mantendo o viés das práticas ágeis.
Portanto para que estas atividades sejam executadas de modo inteligente e “mais orientadas à solução do que à obrigação”, é necessário que as pessoas que compõem o time de trabalho sejam capacitadas em técnicas e boas práticas; é justamente aí que entra a Modelagem Ágil (Agile Modeling).
Modalidade: online e presencial
Este curso, inédito no Brasil, apresenta aos participantes duas valiosas perspectivas:
Por que participar?
Ao final deste curso os participantes estarão aptos a:
Importante: Inúmeros artefatos de modelagem, tais como Diagramas de Casos de Uso, Classes, Sequência, Componentes, Atividades, Implantação, Estados, Modelos de Dados (Conceitual, Lógico e Físico), Protótipos de Telas, Fluxogramas, Diagramas de Contexto, Fluxos de Dados (DFD), Diagramas de Navegação, bem como artefatos complementares como Casos de Testes, Especificação de Requisitos, Histórias de Usuário, Glossário, Especificação de Regras de Negócios e Especificação de Serviços, entre outros, são abordados ao longo do treinamento através de exemplos, ilustrações e discussões de uso, porém este curso não explora aspectos detalhados das notações aplicadas.
Todo e qualquer profissional com envolvimento em atividades de desenvolvimento de software, que empregue ou queira empregar abordagens ágeis, independente do ‘papel’ desempenhado no Time (ex: Desenvolvedor, Testador, Product Owner, Analista de Requisitos, Analista de Negócios, Analista de Sistemas, Arquiteto, Líder Técnico, Gerente de Projeto, Scrum Master, Time, etc)
Vivência em ambientes de projetos de Software; é recomendável (porém não obrigatório) ter conhecimento sobre abordagens ágeis para o desenvolvimento de software como Scrum (disponível através deste curso) ou XP, entre outras.
Apostilas e Exercícios para Fixação de Conceitos.Apostila e Exercícios práticos para fixação de conceitos
Sala com dispositivo para projeção (canhão ou projetor), Flipchart, Post-Its para os exercícios e Quadro Branco
24 horas