Descubra como a Mitre, uma construtora e incorporadora tradicional, vem usando o Jira para organizar processos internos e aumentar sinergia das equipes
Com mais de 50 anos de história, a Mitre é uma construtora e incorporadora tradicional que desenvolve empreendimentos de médio e alto padrão na capital paulista.
A empresa sempre teve bons resultados, mas recentemente acelerou o ritmo de crescimento, que refletiu em um salto nos números de funcionários, passando de cerca de 100 para 400 colaboradores em menos de dois anos.
Com um time quatro vezes maior e um negócio em ampla expansão, a Mitre entendeu que era preciso organizar melhor alguns processos essenciais, a fim de garantir o controle e organização do trabalho sem criar silos ou burocracia, o que prejudicaria o negócio.
Gabriela Canfora, diretora de novos negócios da Mitre, comenta que os projetos imobiliários de modo geral têm muitas etapas, como análise de viabilidade, negociação, aprovação do projeto, registro, e precisam envolver diferentes equipes, tais como comercial, jurídico e financeiro.
Na história da Mitre, esse um fluxo sempre rodou muito bem e de forma natural, com equipes pequenas de colaboradores que já trabalhavam juntos há um certo tempo.
No entanto, com um crescimento exponencial que estavam vivendo, era necessário ter uma estrutura de apoio mais robusta, a fim de garantir a alta qualidade do trabalho em equipe.
“A gente precisava de uma tecnologia que nos permitisse escalar o trabalho colaborativo, com processos que rodassem melhor, com mais qualidade visibilidade e rapidez” Gabriela Canfora, diretora da área de novos negócios.
Gabriela assumiu a responsabilidade de encontrar uma solução que permitisse vencer os desafios de garantir a alta qualidade, eficiência dos processos e operações internas, mantendo o dinamismo das rotinas.
Ao realizar uma concorrência com fornecedores de diversos tipos, ficou claro que a proposta da OAT Solutions, usando o Jira como plataforma e focando no fluxo colaborativo, conseguiria combinar controle e visibilidade, agilidade e organização de forma única.
Gabriela conta que, inicialmente, o time da Mitre imaginava que uma solução especializada no mercado imobiliário seria a melhor opção. No entanto, as inúmeras possibilidades do Jira, customizado e adaptado pela OAT Solutions venceram qualquer resistência que poderia existir.
“O Jira é uma ferramenta flexível, que pode ser moldada conforme as suas necessidades. Para a gente, isso é muito importante porque a Mitre está em constante mudança e evolução.”
Gabriela Canfora, diretora da área de novos negócios.
O primeiro passo realizado pela OAT Solutions foi uma imersão para aprender mais sobre a Mitre e suas dinâmicas de trabalho.
Segundo Gabriela, esse foi um diferencial do time OAT Solutions, que se mostrou preocupado em entender de verdade as necessidades do negócio, do setor e dos times, a fim de adaptar o Jira aos fluxos e desafios específicos da Mitre.
“O nosso negócio é muito particular. E foi muito importante contar com a disponibilidade da OAT para entender o que precisávamos e customizar a solução para o nosso contexto de trabalho, sugerindo melhorias e nos ajudando a aproveitar melhor a plataforma.”
Gabriela Canfora, diretora da área de novos negócios.
As vantagens do Jira foram sentidas logo no começo de sua utilização.
Ainda na fase de implantação, a Mitre percebeu que mesmo com o fluxograma bem definido, o Jira apontava novas possibilidades ainda mais interessantes.
Então, foi possível realizar ajustes de forma ágil durante o processo, criando dinâmicas diferentes de interface entre as áreas e fluxos internos que tornaram o dia a dia da construtora mais eficiente.
Os diferentes times adotaram o Jira com facilidade e, hoje, a solução já roda todos os processos das áreas de novos negócios, produtos, licenciamento e jurídico.
Além da conexão e fluidez entre os times, o Jira permitiu concentrar as informações dos projetos em um único local, facilitando o controle das atividades, e oferecendo uma visibilidade maior dos prazos, gargalos e atividades.
Hoje, pode-se dizer que a Mitre conseguiu escalar o trabalho em equipe nesses processos e rodá-los com ainda mais fluidez e visibilidade, diferentemente de quando a equipe era menor.
E, de projeto em projeto, a empresa constrói e consolida uma cultura de colaboração e trabalho em equipe escalável, eficiente e pronta para mudar sempre.
Como planos a serem seguidos no futuro, a empresa quer repetir o caso de sucesso do uso do Jira em outras áreas da empresa e ampliar a adoção de soluções Atlassian, implementando o Confluence como base de conhecimento e ferramenta para facilitar ainda mais a expansão do grande time de talentos.