Open DevOps:  as ferramentas que os times querem com a integração que o negócio exige 

Segundo a pesquisa “Atlassian Survey 2020 – Tendências DevOps”, um profissional da área usa aproximadamente dez ferramentas para tirar uma ideia do papel e levar para a produção.  

E, assim como não há uma única maneira de trabalhar DevOps, não há um conjunto único de ferramentas que funcione para todas as equipes. Afinal, cada equipe é diferente, cada projeto é único e as soluções evoluem com uma rapidez incrível.

Uma equipe múltipla precisa de instrumentos próprios para desempenhar cada função do ciclo de desenvolvimento,  mas organizar todas as demandas de ferramentas de DevOps  pode levar a uma pilha cada vez maior que pode ser fragmentada, difícil de configurar e gerenciar, além de causar silos de informações. 

Entendemos a importância de cada equipe de software poder escolher as melhores ferramentas e tecnologias sem sacrificar a capacidade de colaboração em toda a empresa.

Por isso, hoje apresentamos o Open DevOps da Atlassian, que permite ter o melhor dos dois mundos, conectando o poder do Jira Software com as melhores soluções do mercado para DevOps, dentro e fora da Atlassian.

O DevOps fica mais fácil quando as equipes utilizam as ferramentas que precisam

O Open DevOps traz a experiência de cadeia de ferramentas que acompanha todo o ciclo de vida de entrega do software.  Funciona como um conjunto de soluções pré-configuradas para tornar a sua jornada DevOps mais simples.

A estrutura aberta vem com um projeto DevOps padrão, construído em torno do Jira Software, o Confluence, Bitbucket e Opsgenie. No entanto, as equipes podem trocar pelas ferramentas que já estão usando, seja GitHub ou GitLab, Jenkins, CircleCI e muitas outras.

Assim, as equipes de desenvolvimento podem se concentrar em entregar valor para os clientes enquanto o Open DevOps cuida da complexidade de integrar as ferramentas escolhidas e certificando-se de que o fluxo de trabalho flua sem impedimentos.

O DevOps aberto fornece às equipes a base para enviar e operar software, com recursos como:

  • Planejamento ágil e rastreamento de problemas
  • Código e CI / CD
  • Alerta e resposta a incidentes
  • Wikis
  • Automação

Dessa forma, o time conta com a facilidade de colaboração e rastreabilidade para ter mais visibilidade ao longo de todo fluxo de desenvolvimento.

Você pode personalizar o Open DevOps para liberar o potencial DevOps como desejar. Aqui estão algumas sugestões de aplicações de parceiros:

  • Para segurança: Snyk
  • Teste: Mabl, Smartbear, XRay
  • Sinalização de recurso: LaunchDarkly, Split
  • Observabilidade: Datadog, Dynatrace, Sentry, Sumo Logic
  • CI / CD: CircleCI, JFrog, Codefresh, Harness, GitLab

Jira Software como espinha dorsal

O Jira é o ponto central da cadeia de ferramentas de desenvolvimento. Se você não precisar de certos recursos, pode facilmente desativá-los na página de recursos. Isso os removerá da navegação para que sua equipe não seja confundida com guias irrelevantes, e podem ser ativadas novamente no futuro.

Existem também muitas oportunidades de automatizar processos e tarefas, o Open DevOps permite criar fluxos de trabalho poderosos mantendo as equipes em sincronia com a atividade de desenvolvimento e otimizando tempo para todos. 

Algumas atuações do Jira como espinha dorsal do Open DevOps:

Código no Jira: integre repositórios Git – incluindo Bitbucket, GitLab e GitHub diretamente no software Jira. A ferramenta mostrará automaticamente os repositórios na guia Código, ordenados pela atualização mais recente para todas as partes interessadas.

Programação de plantão no Jira: se acontecer um incidente e alguém precisar ser avisado, a guia a guia On-call facilita a notificação.Ela é direcionada para a pessoa certa via Opsgenie sem a necessidade de perguntar que está de plantão.

Páginas no Jira: com o Confluence incorporado no Open DevOps, as equipes podem acessar modelos de templates com as melhores práticas, de gerenciamento de mudanças, runbooks e revisões pós-incidente.

Quer saber mais? A melhor maneira de conhecer o Open DevOps é experimentando. Fale com a OAT Solutions, conheça mais sobre a solução e ofereça à sua equipe acesso rápido aos melhores e mais recentes recursos de DevOps: https://oatsolutions.com.br/atlassian/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *